Para aqueles que amam se aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus
a

27 fevereiro, 2010

Império Hitita - Batalha de Megido ( Idade do Bronze )

.

Os primeiros documentos sobre Kadesh nos mostram uma cidade, aliada ao reino de Mittani, que liderou uma coalizão contra o avanço do faraó egípcio Tutmés III ( 1479 a 1426 a.C. ).

Kadesh estava localizada onde hoje é a Síria ocidental, junto ao rio Orontes.

Os restos da antiga cidade estão preservados em uma grande elevação chamada Tell Nebi Mend, onde atualmente está situada uma pequena povoação árabe.


    Localização de Kadesh, Megido e do Rio Orontes


Kadesh chamou a atenção do mundo antigo como uma das duas cidades cananéias – a outra foi Megido – que liderou a coalizão de cidades-Estado que se opuseram à conquista do Levante por Tutmés III.

O Levante é um termo geográfico que se refere, historicamente, a uma grande área do Oriente Médio, ao sul dos montes Tauro, limitada a oeste pelo Mediterrâneo e a leste pelo deserto da Arábia setentrional e pela Mesopotâmia.

Kadesh foi provavelmente levada a fazer parte dessa oposição pelo governante do reino Hurrita de Mittani ( atual Curdistão ), o principal rival estrangeiro do Egito no controle do Levante.


Localização dos impérios de Mittani, Hitita e Egípcio na Idade do Bronze
( clique na imagem para ampliar )


Tutmés III foi filho de Tutmés II e genro de Hatshepsut. Durante seu reinado, ele realizou 17 campanhas militares bem sucedidas, conquistando a Núbia e o Ludão.

Conseguiu que os mais importantes estados lhe rendessem tributo: Creta, Chipre, Mittani, Hatti, Assíria e Babilônia.

Tutmés III afirmou a hegemonia egípcia em todo o Oriente Médio.

Os cananeus se aliaram com o reino de Mittani e com o reino de Kadesh.

A esta aliança uniu-se também Megido, cidade de importância estratégica por sua situação geográfica, no vale de Jizreel, de onde se podia controlar a rota principal entre o Egito e a Mesopotamia.


Área do Levante localizada atualmente


O rei de Kadesh assumiu o comando desta coalizão.

A cidade de Megido estava localizada ao pé da serra do Carmelo, próxima à rota comercial e militar, conhecida por Via Maris, e do vale de Jizreel.

Via Maris ou Estrada do Mar foi a principal rota de comércio antigo, que cruzou a Terra Santa, de norte a sul, na Idade do Bronze.

Ligava o Egito aos impérios do norte da Síria, Mesopotâmia e Anatólia, atuais Irã, Iraque, Turquia e Síria.
Esta estrada tem várias referências bíblicas:

Isaías 9:1: “Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios.”

Mateus 4 15: “A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações.”



Via Maris ( vermelho ) e Via Régia ( azul )


O domínio da cidade de Megido permitia o controle de uma das mais importantes rotas militares e comerciais da antigüidade. A cidade também tinha um maravilhoso panorama do vale de Jizreel.

Tutmés III teve que fazer frente a uma revolta dos povos da região da Síria-Palestina, liderados pelo rei de Kadesh e com o apoio de Mittani.

Desde o início do Império Novo que os egípcios seguiram uma política que visava afastar do Egito os povos da Síria-Palestina; por sua vez o império Mittani (cujo núcleo situava-se entre o rio Tigres e o rio Eufrates) fomentava a revolta das populações desta região contra o Egito.

Em resultado da vitória em Megido, o Egito conseguiu um espólio de guerra que incluiu 894 carros de guerra (2 cobertos em ouro) e 2 mil cavalos.

Ao ser derrotada na Batalha de Megido, a coligação teve que se render, e Kadesh se tornou uma cidade vassala do Egito.

Assim, em 1468 a.C., Megido foi conquistada por Tutmés III.

Kadesh se tornou um dos principais centros administrativos do Egito na região do Levante.

Depois de cerca de 150 anos de vassalagem ao Egito, a cidade de Kadesh em algum momento submeteu-se à suserania hitita, tornando-se assim território contestado na fronteira entre os dois impérios.

Posteriormente, Suppiluliuma I ( segunda metade do século XIV a.C. ), rei hitita, lançou uma guerra bem sucedida contra o Mittani, depois ele se envolveu numa luta de poder com o Egito para o controle de Canaã e da Síria.

Durante essas campanhas militares, Suppiluliuma I instalou um rei em Kadesh como vassalo.

Isto provocou uma guerra com o Egito, que atingiu o seu clímax cinqüenta anos mais tarde ( 1274 a.C.), na Batalha de Kadesh.


Nenhum comentário: