A arte e a arquitetura dos hititas foram influenciadas por praticamente todas as culturas contemporâneas do antigo Oriente Médio e, acima de todas, pela cultura babilônica.
Na Ásia Menor, não havia povo tão evoluído quanto os hititas que, em sua cultura, assimilaram tudo dos antigos povos que ali viviam, conhecidos como seus ancestrais, os hattis, bem como mantinham grande intercâmbio com Tróia, cidade na qual alguns estudiosos afirmam que, na época, pagava tributo aos hititas.
Algumas belíssimas cerâmicas e vasos de pedra confirmam a plenitude de sua maturidade artística.
Alcançaram alto nível artesanal na cerâmica e no trabalho de metais preciosos, assim como na carpintaria.
A inscrição, repetida em cuneiforme ao redor da borda, dá o nome do proprietário do selo: o soberano hitita Tarkummuwa.
Como o minério de ferro era muito abundante na natureza e os hititas eram os únicos que dominavam as técnicas de sua metalurgia, puderam fabricar grandes quantidades de armas, tornando-se guerreiros invencíveis.
Apesar disso, os hititas alcançaram certa independência de estilo, tornando sua arte distinta da dos demais povos.
Da Síria os hititas copiaram as esculturas monumentais de animais, como leões e esfinges. Essas esculturas eram os protetores das cidades.
Cabeça de Leão, em basalto
Os hititas foram também excelentes ourives, muito apreciados até pelos faraós, que enviavam metais preciosos para que fossem trabalhados em Hattusa.
Algumas belíssimas cerâmicas e vasos de pedra confirmam a plenitude de sua maturidade artística.
Os materiais de seus edifícios normalmente eram a pedra e o tijolo, embora também usassem colunas de madeira.
Também conseguiram aperfeiçoar a técnica da metalurgia do ferro, em plena Idade do Bronze.
Os numerosos palácios, templos e fortificações foram, com freqüência, decorados com relevos estilizados, talhados nos muros, portas e entradas.
Relevo em pedra - Uma caça ao leão
Um símbolo duradouro da arte Hitita é a águia de duas cabeças, que foi adotada como um símbolo nacional da Áustria e da Rússia.
Águia de duas cabeças
Também conseguiram aperfeiçoar a técnica da metalurgia do ferro, em plena Idade do Bronze.
O ferro obtido no forno vinha carregado de impurezas; os hititas aprenderam que para expulsar essas impurezas e obter um material mais resistente e maleável deveriam “trabalhar o ferro”, ou seja, aquecer, martelar e resfriar o ferro diversas vezes.
Hieróglifos hititas cercam uma figura em traje real.
Selo Real
A inscrição, repetida em cuneiforme ao redor da borda, dá o nome do proprietário do selo: o soberano hitita Tarkummuwa.
Como o minério de ferro era muito abundante na natureza e os hititas eram os únicos que dominavam as técnicas de sua metalurgia, puderam fabricar grandes quantidades de armas, tornando-se guerreiros invencíveis.
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