Para aqueles que amam se aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus
a

25 maio, 2010

Império Hitita - Religião

.

A religião Hitita era complexa e confusa, formada por deuses de várias partes da Ásia menor e da Síria, recebendo influências da Mesopotâmia e de outros países conquistados.

Os escribas usavam a expressão: "os mil deuses do país de Hati".

Não havia distinção entre um país e seus deuses; quando um reino era anexado, os deuses do país vencido se integravam ao panteão do vencedor.

Nunca houve um panteão oficial; cada região, cada localidade, tinha o seu próprio panteão, que variava de acordo com as conquistas alcançadas.

A preocupação essencial era a de assegurar o favor do deus local, que era, na maioria dos casos, o deus da fertilidade, pois controlava o tempo.

A arte e a arquitectura hititas têm uma ligação estreita com a religião.


deusa hitita

Os deuses eram do tamanho humano, mas excediam em força e poder.

Eles experimentavam as mesmas emoções humanas como felicidade, amor e raiva.

Na maioria dos casos a forma dos deuses era de não humanos, apresentados na forma de animais ou objetos.

O deus do tempo era um touro, o deus da caça era um veado, mas existiam deuses em forma de leões, bezerros, pedras e armas.


templo hitita


12 deuses em procisão

Os templos escavados na capital são complexos edifícios de forma poligonal, que se estabeleceram em torno de um pátio central.

O rei era tratado como um escolhido dos deuses e se encarregava dos mais importantes rituais religiosos. Se algo não ia bem no país provavelmente o rei tinha cometido algum erro durante esses rituais.

Os sacerdotes não tinham grande importância na vida religiosa hitita, pois o seu papel era mais bem modesto.